Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Imprensa Oficial, Fapeal e Edufal lançam livros acadêmicos, nesta quinta, 29

Sete volumes dão seguimento à parceria entre Imprensa Oficial e Fapeal

Naísia Xavier e Myllena Diniz
Imprensa Oficial, Fapeal e Edufal lançam livros acadêmicos, nesta quinta, 29

O Governo de Alagoas, por meio de parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), juntamente à Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança, nesta quinta-feira (29), às 19h, sete obras de divulgação científica, no Arquivo Público de Alagoas (APA).

A iniciativa conta com investimentos na ordem de R$ 140 mil, destinados à publicação de 25 livros – todos frutos de trabalhos científicos, produzidos na academia. Neste primeiro momento, chegam às prateleiras os títulos A Pesquisa Qualitativa no Campo da Saúde; Por uma Educação Emancipatória; Autor/Autoria; Câncer de Mama; Os Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios; e duas obras oriundas do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Discurso e Formação Docente e Ensino e Aprendizagem de Línguas.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, descreve como exitosa a parceria com a Edufal e a Imprensa Oficial. “Será um evento importante, pois, nestes cinco anos e meio, já lançamos, com o fomento da Fapeal, mais de 150 títulos. E a Edufal e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos foram os parceiros neste presente para a comunidade acadêmica científica e para Alagoas, que são estudos transformados em material de consulta acessível à população em geral”, destaca o gestor.

Segundo o diretor financeiro da Imprensa Oficial, Sidney Bueno, o termo de cooperação entre os órgãos também reflete um alinhamento do governo estadual nas políticas de incentivo e valorização à produção científica local. “Somos a companhia oficial de impressão, edição e publicação de Alagoas e carregamos um legado permanente com a produção do que há de melhor na literatura alagoana, sobretudo das obras produzidas dentro das universidades. Quando transformamos esses trabalhos em livros, permitimos que o conhecimento chegue a um número maior de pessoas e atuamos na democratização da ciência”, ressalta.

Evento

O local receberá até 50 pessoas distanciadas, de acordo com o protocolo sanitário vigente, para combate à Covid-19.

As medidas incluem: Vacina, para quem já estiver na idade; uso de máscara(s) cobrindo boca e nariz, o tempo todo; álcool gel à mão, para as precauções individuais; etiqueta respiratória e distanciamento. Em caso de sintomas gripais presentes ou recentes, recomenda-se permanecer em casa.