Imprensa Oficial e Academia Alagoana de Letras lançam projeto “Dois Dedos de Prosa e Poesia”

Iniciativa engloba uma série de entrevistas com autores alagoanos, no Canal da AAL, no Youtube

Myllena Diniz

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Academia Alagoana de Letras (AAL) dão início a mais uma parceria de incentivo à produção literária, por meio do projeto Dois Dedos de Prosa e Poesia – uma série de 16 vídeos, com relatos de escritores locais sobre suas trajetórias, suas obras e seus processos criativos.

O primeiro vídeo da série traz a experiência de Natasha Tinet, autora de Veludo Violento, 2º lugar, na categoria Poesia, do Prêmio Literário da Fundação da Biblioteca Nacional, em 2019. O livro foi um dos contemplados pelo Edital de Obras Literárias da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2018, cujo objetivo é viabilizar as publicações de escritores alagoanos ou radicados em Alagoas, assim como impulsionar a literatura local e difundi-la por todo o Brasil.

Além de Natasha Tinet e outras revelações da nova geração de escritores alagoanos, também juntam-se ao projeto autores já consagrados pelo grande público, como Douglas Apratto, Fernando Fiúza e Cacá Diégues, membro da Academia Brasileira de Letras.

Segundo o presidente da AAL, Rostand Lanverly, essa mescla de autores reúne um time gabaritado e de grande relevância para o mercado editorial local. “Vocês verão integrantes de uma nova geração de escritores alagoanos, todos com seus trabalhos premiados, regional e nacionalmente. É um projeto que escolheu a dedo cada autor e também trouxe nomes já conhecidos, unindo experiência e jovialidade”, destacou.

Lanverly reforçou, ainda, que a série vislumbra a captação de novos talentos alagoanos. “Se, na teoria, a diferença entre prosa e poesia é a musicalidade, na prática, o Dois Dedos de Prosa e Poesia vem unificado, para oferecer à comunidade a visibilidade dos nossos escritores e a oportunidade de os telespectadores desenvolverem uma paixão pela literatura”, salientou.

Os autores contemplados no projeto foram selecionados pela Imprensa Oficial Graciliano, cuja editora foi responsável pela publicação de suas obras. De acordo com Dagoberto Omena, diretor-presidente do órgão, a maioria foi agraciada por uma política editorial, cada vez mais, pautada na democratização literária.

“Por meio dos editais literários, nossa editora, que é o grande braço cultural do Estado de Alagoas, fomenta a publicação de livros e o acesso à literatura de qualidade a todo e qualquer cidadão alagoano ou radicado em Alagoas. Estamos falando em processos amplamente democráticos e transparentes, que trazem às prateleiras obras diversas, passando por poesia, prosa, fotografia, culinária, biografia e, até mesmo, trabalhos científicos”, reforçou Dagoberto Omena.

Dois Dedos de Prosa e Poesia

O projeto Dois Dedos de Prosa e Poesia já está no ar e, durante todas as terças e quintas-feiras, trará um vídeo novo, com o relato de um autor diferente, no Canal da Academia Alagoana de Letras, no Youtube. O primeiro episódio apresenta a experiência de Natasha Tinet e pode ser assistido aqui.