Governo de AL e Ufal anunciam resultado de edital de livros acadêmicos

Foram selecionados 12 trabalhos, com temáticas diversas

Naísia Xavier e Myllena Diniz
Governo de AL e Ufal anunciam resultado de edital de livros acadêmicos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicaram, nesta segunda (8), o resultado final do Edital Apoio à Editoração e Publicação de Livros – Série Teses e Dissertações.

Foram selecionadas doze obras vinculadas à produção dos programas de Mestrado e Doutorado em Alagoas, sendo onze oriundas da Ufal e uma do Centro Universitário Tiradentes (Unit). As áreas dos estudos são Educação; Arquitetura e Urbanismo; Letras e Linguística; História de Alagoas; Sociologia; Economia Aplicada; Geografia e Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas. Entre as pesquisas selecionadas, sete foram escritas por mulheres.

Os títulos abrangem uma gama variada de assuntos, como games, saúde mental, inclusão da pessoa com deficiência, ocupação urbana e violência em Maceió, economia nordestina, análise política do pensamento de Graciliano Ramos, entre outros. A lista completa dos trabalhos que se tornarão livros está disponível aqui.

Incentivo

De acordo com o diretor-presidente interino da Fapeal, professor João Vicente Lima, o objetivo do edital foi dar vazão à produção acadêmica dos programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) de Alagoas, aproximando-os do público inclusive por meio do formato e-book.

“Os programas têm autonomia para escolher suas melhores dissertações e teses. O único filtro que foi colocado pelo edital foi o de que os proponentes teriam que ser oriundos de PPGs em que a produção de livro contasse no quesito produção científica na ficha de avaliação da respectiva área na Capes”, explica o gestor, aludindo às avaliações da agência do Ministério da Educação que impactam, diretamente, no recurso recebido pelas universidades federais para financiar as suas pós-graduações.

“Queremos que quem está fazendo Mestrado e Doutorado tenha, no horizonte, essa possibilidade de divulgação do seu trabalho no formato de livro. Então, é uma valorização que é feita dos orientadores, orientados, e principalmente, desse indivíduo autor”, destaca João Vicente.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, a parceria reflete o empenho do Estado de Alagoas com a produção científica e, sobretudo, com seu retorno à sociedade. “Como companhia oficial de impressão, edição e publicação de Alagoas, temos o compromisso permanente com a produção do que há de melhor em nosso Estado. Portanto, assumimos essa missão junto aos pesquisadores alagoanos, permitindo que seus trabalhos sejam transformados em livros e levados a uma quantidade ainda maior de pessoas. É uma forma, também, de entregar para a sociedade aquilo que tem sido investido dentro das salas de aula e dos laboratórios das universidades”, ressalta.