Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Conheça as coleções e lançamentos da Imprensa Oficial na Bienal do Livro

Com mais de 20 títulos que celebram a cultura, a memória e a diversidade, editora terá participação marcante no maior evento literário do estado

Bruno Soriano e Thaíssy Fontan (sob supervisão)
Conheça as coleções e lançamentos da Imprensa Oficial na Bienal do Livro

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos anuncia a sua participação na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com muitas novidades. A editora apresentará lançamentos inéditos e coleções pensadas especialmente para o tema do evento, que busca fomentar o debate sobre ancestralidade, patrimônio e diversidade. O maior evento literário e cultural do estado acontece de 31 de outubro a 9 de novembro de 2025, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Nesse cenário voltado à literatura e à cultura, a editora reafirma seu compromisso com a valorização da escrita alagoana, das memórias locais e das raízes africanas que moldaram a identidade da região.

Na edição deste ano, que tem como tema “Brasil e África: ligados culturalmente por seus ritos e raízes”, a Imprensa Oficial vai reunir obras que abrangem desde estudos etnográfico a iniciativas de preservação do patrimônio cultural e literário, além de produções que celebram a presença e o protagonismo feminino. 

Entre as novas coleções trazidas ao público estão as coleções Palmar e Graciliano Ramos, além de novos exemplares que farão parte da Coleção Mulheres Extraordinárias.

Para além dos títulos, o estande da Imprensa Oficial – cujo projeto leva a assinatura da arquiteta Mirna Porto – será um espaço de encontro entre autores, pesquisadores, leitores e entusiastas da cultura alagoana, com direito a várias rodas de conversa, debates e atividades paralelas, ampliando, assim, a experiência da visitação.

A editora levará ao evento mais de 20 novos títulos, entre eles “Histórias de Alexandre” e “A Terra dos meninos pelados”, que integram a Coleção Graciliano Ramos. Já “Diário de uma mãe de Santo”, de Mãe Neide Oyá d’Oxum, e “Lãs ao vento”, de Arriete Vilela, somam-se à Coleção Mulheres Extraordinárias neste ano. 

“Teremos mais uma vez uma participação marcante na Bienal do Livro, graças à sensibilidade do governador Paulo Dantas, que valoriza a cultura alagoana, apoiando, verdadeiramente, os escritores locais, entendendo que o trabalho desenvolvido por nossa editora é fundamental no sentido de impulsionar a produção literária e, consequentemente, formar cada vez mais leitores. E teremos um estande belíssimo, com atrações para todos os gostos”, garante o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Mauricio Bugarim, acrescentando que a programação completa está disponível no site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.al.gov.br).

Títulos que serão comercializados no estande da Imprensa Oficial

  1. Coleção Graciliano Ramos

Inédito, o lançamento de uma coleção especial de livros do escritor alagoano é um marco não apenas para a Imprensa Oficial. São sete livros, sendo quatro voltados ao público adulto e três para o público infanto-juvenil – todos preparados por profissionais alagoanos ou residentes em Alagoas.

Os livros possuem ilustrações feitas por artistas especialmente convidados para o trabalho, o que lhes confere um colorido diferente, respeitando as características das obras do autor que é um dos principais nomes da literatura brasileira. 

- Livros para o público adulto: Caetés, São Bernardo, Vidas Secas e Angústia

- Livros infanto-juvenis: Histórias de Alexandre, A Terra dos Meninos Pelados e Minsk

  1. Coleção Palmar

A presença negra e seus desdobramentos na cultura e na formação social e política, assim como nos momentos significativos da formação histórica, são temas que precisam ser revisitados e questionados constantemente. Com base nisso é que surgiu a ideia da Coleção Palmar, que concentra os mais significativos estudos e pesquisas voltados para uma temática cuja importância salta aos olhos.

Livros: O negro na civilização brasileira, de Arthur Ramos; Negócios da escravidão, de Luana Teixeira; Coleção Perseverança – uma etnografia do processo de patrimonialização, de Maicon Marcante

  1. Coleção Mulheres extraordinárias

Lançada durante a Bienal de 2023, a Coleção Mulheres Extraordinárias ganha um novo fôlego com a chegada de quatro obras marcantes. A iniciativa de reunir livros escritos por autoras de grande relevância, destaque-se, reforça o compromisso do Governo de Alagoas em valorizar a contribuição das mulheres em papéis fundamentais para o desenvolvimento do estado. 

Livros: Diário de uma Mãe de Santo, de Mãe Neide Oyá d’Oxum; Escritos, de Maria Heloisa Melo Moraes; Lãs ao vento, de Arriete Vilela; Fantasia e Avesso, de Arriete Vilela.

  1. Lêdo Ivo

A Imprensa Oficial também vai reunir as obras do alagoano Lêdo Ivo em uma mesma coleção. Os três livros receberam uma identidade visual nova, tendo como objetivo valorizar ainda mais o trabalho do célebre escritor.

Livros: Ninho de cobras; Confissões de um poeta; Calabar

  1. Coleção Raízes de Alagoas

Iniciativa editorial dedicada a preservar, valorizar e difundir a riqueza histórica, cultural e identitária do povo alagoano, a Coleção Raízes contempla várias obras - a exemplo de Alagoas em 1931, de Craveiro Costa - que se propõem a fortalecer o vínculo entre passado e presente, promovendo o reconhecimento das múltiplas raízes que formam a identidade de Alagoas. 

 

Livros reeditados:

A Escravidão em Alagoas, Félix Lima Júnior

A tragédia do populismo, Douglas Apratto

Episódios do contrabando de africanos, Abelardo Duarte

Geografia Alagoana, Thomaz Espindola

O banguê das Alagoas, Manuel Diégues Júnior

Os Malês, Abelardo Duarte

Os negros na história de Alagoas, Alfredo Brandão

 

Reimpressões:

As Alagoas na guerra da independência, Abelardo Duarte

Estado de Alagoas, Lêdo Ivo

Formação da Alagoas Boreal, Dirceu Lindoso

História de Anadia, Nicodemos Jobim

Maceió, Craveiro Costa

Metamorfose das Oligarquias, Douglas Apratto

Notas sobre poder, operários e comunistas, Luiz Sávio de Almeida

O centenário da emancipação de Alagoas, Moreno Brandão 

 

Livros avulsos (fora de coleção):

Canais e Lagoas, Octávio Brandão

Memorial dos Palmares, Ivan Alves Filho

Indígenas de Alagoas, José Adelson Lopes Peixoto e Renildo Ribeiro-de-Siqueira

Oeste Alagoano, Edvaldo Nascimento, Amaro Hélio Leite e Josielda de Cristo Silva

Orgulho LGBTQIAPN+, Elias Veras, Marcelo Nascimento e Cíntia Ribeiro

Um cordel atrás do outro, Cícero Manoel
Nova gastronomia alagoana, Serginho Jucá

Delícias das Irmãs Rocha

 

Autor convidado:

Por trás das contas, George Santoro